Grupo Interinstitucional
de Igualdade de Gênero

APMP participa de nova reunião do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero

Reunião ocorreu na sede da Justiça Federal no Paraná
28 de abril de 2018

No dia 25 de abril, a Diretora de Mulheres Associadas, Nayani Kelly Garcia, participou da reunião periódica do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público, realizada na sede da Justiça Federal no Paraná (JFPR), em Curitiba.

Em continuidade à pauta da última reunião, ocorrida em fevereiro, as integrantes do Grupo avaliaram qual a melhor forma para realizar formulário de pesquisa em que analisará informações que reflitam os índices de igualdade entre homens e mulheres nas três etapas das carreiras do Ministério Público (MP) e do Judiciário - ingresso, provimento e progressão.

Com isso, o grupo optou em importar o modelo do formulário eletrônico elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), um questionário sobre perfil sociodemográfico direcionado aos seus membros, intitulado “Projeto Cenários do CNMP”. Veja mais sobre o Projeto aqui.

O objetivo do projeto do CNMP é analisar a desigualdade nas relações de poder entre homens e mulheres dentro do Ministério Público brasileiro. Dessa forma, as participantes do Grupo de Estudos Interinstitucional concluíram que o formulário do CNMP pode ser transposto e adaptado a fim de ser respondido também pelo Judiciário.

Nayani lembrou ainda da pesquisa realizada pela Diretoria de Mulheres Associadas da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), na qual muitas associadas demonstraram vontade em preencher cargos estratégicos na instituição.

A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 07 de junho, na sede da APMP. A associada e ex-presidente da APMP, Maria Tereza Uille, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será convidada para participar desse encontro.




Com informações: Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR).

Fotos: Jason Silva - Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.