Grupo Interinstitucional
de Igualdade de Gênero

APMP participa de reunião periódica do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero

Reunião ocorreu no final de fevereiro
28 de fevereiro de 2018

No dia 28 de fevereiro, a Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Nayani Kelly Garcia, participou da reunião periódica do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público, que ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Na reunião, as discussões se concentraram na análise de formulário de pesquisa a ser aplicado ainda no primeiro semestre de 2018. O intuito do questionário é obter um retrato das instituições, com dados tabulados e analisados estatística e sociologicamente, para traçar estratégias e ações a fim de promover a melhora dos índices de igualdade entre homens e mulheres em três etapas das carreiras: ingresso, provimento/progressão e acesso a posições de decisão/administração.

As semelhanças e diferenças entre as diversas instituições são levadas em conta e trazem riqueza de situações para as discussões.

A partir desses diálogos preliminares já se projetam propostas para interferir, com efetividade, na questão de gênero e as carreiras jurídicas. Entre elas, a criação e utilização sistemática de banco de dados nas respectivas instituições, que cadastre o perfil de procuradoras ou magistradas em termos de produção teórico-acadêmica, participação em bancas e eventos, além das áreas de interesse de estudo ou pesquisa, tomando para modelo a plataforma de curriculum “Lattes” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A próxima reunião do Grupo ocorrerá no dia 25 de abril, em Curitiba.

Instituições Integrantes

O Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público é composto por representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), Ministério Público do Paraná (MPPR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR), Justiça Federal do Paraná (JF-PR), Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra), Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.