Notícias

Associada Andrea Frias concedeu entrevista ao Programa Estimular

Andréa Frias fala sobre violência contra idosos em programa voltado a esse público
21 de julho de 2020

No dia 15 de junho, a associada Andrea Simone Frias, Promotora de Justiça que atua na 15ª Promotoria de Cascavel, concedeu entrevista para o Programa Estimular, para falar sobre a violência contra os idosos.

Esse tipo de violência é uma realidade. Em atenção a estes casos, a associada explicou, durante a entrevista, sobre como evitar esse tipo de ação contra a pessoa idosa. Andrea Frias falou também sobre os diferentes tipos de abuso que podem ocorrer.

A Promotora apontou que a renda do idoso, advinda do benefício previdenciário, e/ou de auxílios governamentais é necessária para a compra de remédios e alimento, mas, muitas vezes é tomada por familiares. Filhos, netos e afins que se aproveitam da proximidade com o idoso para controlar os seus ganhos e isso caracteriza a violência patrimonial. Esta violência pode ocorrer por meio da retenção dos cartões, da realização de consignados em nome da pessoa idosa ou ainda situações muito piores, como a retenção alimentar e desprezo pela manutenção da saúde.

A associada destacou que as agressões normalmente não são físicas ou violentas a ponto de requerer cuidados hospitalares, afinal a intenção do agressor é que o idoso continue vivo, para manter a exploração da renda. Segundo Andrea, esse abuso, por não ser tão aparente, pode se manter por anos e é, de fato, uma tortura, pois causa sofrimento intenso e tira da pessoa a sua condição digna de vida.

De acordo com Andrea Frias, os agressores imaginam que, pela relação de parentesco e afeição que o idoso tem com eles, não serão denunciados. Por isso é importante que outros familiares, vizinhos e a própria comunidade atente-se a sinais que indiquem o abuso e, diante de suspeitas, verifiquem a situação do idoso com perguntas que avaliem o seu bem-estar.

Por fim, a Promotora ressaltou que qualquer pessoa pode realizar uma denúncia anônima pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. Dessa forma, as autoridades investigarão a denúncia e, diante da necessidade, irão encaminhar aos trâmites penais e/ou socioassistenciais.

Programa Estimular

Criado em abril de 2020, por meio de parceria da Prefeitura de Cascavel com a Lar Cooperativa, o Programa Estimular é voltado para a população idosa da região. Com informações, dados e recomendações nesse período de isolamento social, o Programa tem como propósito manter esse grupo de risco fora das ruas, promovendo cultura, informação e bem-estar. O programa interativo é transmitido de segunda a sexta-feira, às 10h, pela emissora Catve.

Assista a entrevista completa abaixo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.