Notícias

Associada encontra nos esportes radicais o alívio do stress e da ansiedade

Rapel, Aquatrekking e montanhismo! Já pensou em praticar alguma dessas atividades?
5 de março de 2021

A pandemia que assola o mundo inteiro ocasionou inúmeras mudanças na vida e rotina de todas as pessoas. O ser humano teve que se reinventar e aprender a conviver com as máscaras, o álcool em gel e manter o distanciamento social, como forma de prevenção ao contágio do coronavírus Sars-Cov-2. Na área profissional, o home-office foi a modalidade de trabalho que predominou em grande parte da população durante esse último ano.

Diante de todas essas alterações que impactam a vida no dia a dia, além da sensação de risco eminente por conta da Covid-19, uma associada encontrou nos esportes radicais a alternativa para aliviar o stress e a ansiedade. A Promotora de Justiça de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sa Ribeiro, comentou que o interesse pelo rapel e outros esportes-aventuras surgiram agora, durante a pandemia. Rosana sentiu a necessidade de buscar alternativas seguras e que pudessem aliviar o stress e a ansiedade. A associada acrescentou que a prática desses esportes proporcionou a sensação de muito prazer, em razão do contato com a natureza e pela beleza das paisagens. 

A Promotora de Justiça tornou-se uma verdadeira aventureira, desbravando cachoeiras, montanhas e trilhas. Araújo falou um pouco sobre os esportes que permitem essa conexão maior com a natureza: “Os esportes que privilegiam o contato com a natureza, dentre os quais, rapel, aquatrekking - caminhando pelos rios e suas cachoeiras, trilhas, montanhismo, canionismo, proporcionam sensação de superação de limites, bem-estar e prazer”.

A associada também ressaltou que no Paraná há diversos grupos e agências encarregadas desse tipo de turismo e algumas cidades que apresentam opções de passeios, como Guarapuava, Turvo, Sapopema, Peabiru, dentre outros.

Como dica para quem quer iniciar um esporte-aventura, como o Rapel, Rosana falou “iniciem de imediato e a satisfação estará assegurada”.

Sobre o Rapel

O rapel é uma técnica de descida derivada do alpinismo, usada na exploração de grutas e cavernas e em resgates. No entanto, cada vez mais vem sendo praticado como esporte radical, seja em paredes especialmente desenvolvidas para o esporte, na modalidade chamada indoor, seja em cachoeiras, grutas e paredões. O Rapel é feito por meio de equipamentos seguros (mosquetões, freios que normalmente tem a forma de um 8, cadeirinha, luvas e etc… ).

O Rapel é um esporte fácil, mas se você quiser praticá-lo, é essencial que você faça um curso ou que pelo menos a pessoa que vai lhe ensinar tenha feito tal curso, ou seja, procure instrução de uma pessoa qualificada para garantir a segurança durante a prática do esporte.

Confira abaixo algumas aventuras da associada

Cavernas

 

Rapel

 

Trekking

 

Com Informações: Portal São Francisco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.