Notícias

Associada Kele Diogo é a nova Coordenadora do Curso de Direito da FANORPI

Saiba mais sobre como a trajetória da associada a levou a assumir esta coordenação
10 de agosto de 2020

No início do mês de agosto, a associada Kele Cristiani Diogo Bahena, Promotora de Justiça que atua na comarca de Santo Antônio da Platina como Coordenadora do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) do Norte Pioneiro, assumiu a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI).

A Diretoria de Mulheres entrou em contato com Kele Diogo para saber um pouco de sua trajetória, que a levou a assumir esta coordenação.

Ministério Público

Sua trajetória institucional iniciou-se em maio de 1996 quando tomou posse como Promotora de Justiça titular na Comarca de Curiúva, aos 22 anos de idade, sendo que no 5º ano do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) já tinha sido aprovada na 1ª fase do concurso. Sua inspiração para ingressar no Ministério Público foi despertada já na academia e adveio dos ensinamentos dos professores Gilberto Giacóia e Sâmia S. G. Bonavides, pois nunca prestou concurso para qualquer outra carreira jurídica.

Com atuação muito forte no MPPR na área de Patrimônio Público e Combate à Corrupção, cuja No início do mês de agosto, a associada Kele Cristiani Diogo Bahena, Promotora de Justiça que atua na comarca de Santo Antônio da Platina como Coordenadora do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) do Norte Pioneiro, assumiu a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI).

A Diretoria experiência foi adquirida ao longo dos 10 anos de permanência na Comarca de Ribeirão do Pinhal, contou sobre a realização de inúmeras operações nesta área, que desencadearam a propositura de centenas de Ações de Improbidade Administrativa. Já na perspectiva preventiva, houve a elaboração de um manual de boas práticas a auxiliar os gestores públicos de pequenos e médios municípios, cujo resultado foi a solução de milhares de questões, algumas delas que se arrastavam há anos, sem judicialização, bem ainda, uma atividade saneadora dos órgãos por meio de institutos de conciliação, recomendação e Termos de Ajustamento de Conduta.

Academia

Expôs ser vocacionada à área educacional com formação de magistério, tendo atuado durante os cinco anos da graduação como professora de ensino fundamental. Após, cursou Mestrado em Ciências Jurídicas na UENP, cuja dissertação foi publicada sob o título de “O Princípio da Moralidade Administrativa e seu Controle pela Lei de Improbidade” - Juruá Editora

Trabalhou na criação do curso de Direito na Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia (FEATI) de Ibaiti/PR, em 2006, e cuidou da gestão deste curso durante 6 anos. Ao longo desse período, o curso alcançou o reconhecimento do MEC, com nota 4. Segundo a Promotora, esta é praticamente uma nota máxima para as faculdades do interior do Estado.

Foi professora de Graduação e Pós-Graduação da FEATI e da UENP.

Atualmente é professora de Pós-Graduação na UENP.

Dessa forma, a associada afirmou que este convite para assumir a coordenação do Curso de Direito da FANORPI foi fruto de diversas atividades realizadas na área acadêmica.

Confira abaixo um comentário da associada.

“Nós possuímos inúmeros talentos que, muitas vezes, deixamos encolher por nos ocupar exclusivamente das responsabilidades que o exercício ministerial nos impõe, mas quando conseguimos adaptar nossas agendas e nos ocupar de outras práticas que também nos apraz, sentimos como nos tornamos pessoas melhores e mais preparadas para a vida. Sou uma entusiasta de novos desafios e toda vez que, de qualquer modo a vida me desafia, eu dobro a aposta!!!”

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.