Notícias

Ivana Ostapiv Rigailo realizou exposição de pêssankas na Páscoa

Exposição ocorreu em Pato Branco
3 de abril de 2018

Na semana da Páscoa, a associada Ivana Ostapiv Rigailo, promotora de Justiça, realizou exposição de Pêssankas - produzidas em conjunto com as suas irmãs Elizabete Ostapiv Correia e Lais Ostapiv, na Casa do Coelhinho da Páscoa, em Pato Branco.

Ivana e suas irmãs participam da exposição há três anos, o local é um espaço temático organizado pela Prefeitura Municipal de Pato Branco e sempre ocorre na semana que antecede o domingo de Páscoa.

A associada dividiu com a APMP sua experiência com esse trabalho delicado e artesanal, confira abaixo tudo sobre as pêssankas!

Tradição familiar

De acordo com a associada, a arte de pintar pêssankas é uma tradição da cultura ucraniana e, como descendente, Ivana conta que sempre esteve em contato com a atividade na família. A promotora passou a se dedicar às pêssankas há alguns anos e pinta desde 2013, quando realizou um curso com as irmãs da Congregação Irmãs de Santana, em Pato Branco. Ivana Ostapiv encontrou nessa arte uma forma de manter viva a cultura de seus ancestrais.

Artesanato ucraniano

A palavra pêssanka tem origem do verbo ucraniano pyssaty, que significa “escrever”. Dessa forma, as pêssankas são ovos escritos delicadamente à mão. Arte tradicional dos ucranianos, os ovos são um símbolo da Páscoa e podem ter diversas cores e formas.

Em seu início, segundo Ivana, os ovos pintados à mão eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Ostapiv explica que, com a chegada do Cristianismo, a arte da pintura se adaptou e passou a simbolizar a Páscoa - Ressurreição de Cristo e uma promessa de vida eterna: “Cada pêssanka produzida é única e representa os sentimentos e desejos de quem a produz e de quem a presenteia, pois a tradição é que as pêssankas sejam dadas aos amigos e familiares por ocasião da Páscoa”.

Cursos e exposições

A promotora já ministrou, em conjunto com suas irmãs, dois cursos de pêssankas para a comunidade da região e contou que foi maravilhoso poder compartilhar o conhecimento dessa arte. Além disso, as suas pêssankas são expostas na Casa do Coelhinho de Páscoa já há três anos.

Um hobby que acalma

Hoje em dia o trabalho excessivo pode causar estresse, além de outros males, portanto, realizar uma atividade extracurricular é importante para que exista uma pausa na rotina. O artesanato é um hobby que pode auxiliar nisso, a associada conta que é bom realizar e ensinar a arte: “Dedicar-me ao artesanato é uma forma excelente de amenizar a pesada carga de trabalho a que estamos sujeitas, sendo que o maior prazer é poder ensinar meus filhos Dimitri, de 10 anos e Ania, de 07 anos, a pintar as pêssankas. Ver o orgulho de uma criança em produzir uma peça de beleza única, delicada e com tanto significado, é um prazer imensurável”.

Como são feitas

Ivana Ostapiv explica que a produção de uma pêssanka exige tempo, dedicação, sutileza e muita paciência, por ser um trabalho manual delicado: “As pêssankas são feitas em ovos de galinhas, gansas, codornas, avestruzes e outras aves, seguindo uma técnica tradicional. Para a confecção é utilizada a cera de abelha pura, para traçar os motivos, e por imersão são tingidas em anilina própria. Ao término do processo de desenho, cobertura com cera e tingimento em diversas cores, a pêssanka é um ovo negro, coberta pela cera e pela última cor de imersão que é a cor preta. A revelação da pintura e de seu colorido, com o derretimento da cera à luz de uma vela, é um momento mágico e de grande expectativa com a beleza do trabalho realizado”.

Ainda, para Ivana, realizar a atividade tem um significado especial: “Para os ucranianos, cada pêssanka é uma obra de AMOR, e para mim, que dedico um pouco do meu tempo livre para esta arte, também é um grande ORGULHO!”.







Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.