Notícias

EDITORIAL – Maio Mês das Mães

Celebração tem origem na antiguidade
20 de maio de 2020

Maio é considerado o mês das mães. Essa celebração tem origem desde a antiguidade, já que Maio vem de “Maiouma”, um festival em homenagem a Afrodite e seu enlace com Dionísio.

Mesmo antes disso já se fazia, nesta época do ano, um culto a outra deusa da fertilidade - Maia, filha de Atlas, mãe de Hermes.

Afrodite é a representação grega da deusa do amor, da beleza e da procriação. Afrodite era Ishtar na Mesopotâmia e Vênus em Roma. Afrodite vem de uma época em que a mulher não era considerada o sexo frágil e isso está presente em muitas estátuas suas em vestes de guerreira e imponente, assim como outras deusas (como Atena, que já nasceu com escudo, lança e capacete).

É por essa razão que Maio é o mês da mulher, o mês em que celebramos as mães. Nesse ano de 2020, contudo, o mundo vive uma pandemia; esse fato atinge a todos indistintamente e nos leva à reflexão de que nossa sobrevivência depende de nossa interdependência, de cuidados e proteção, cujos atributos estão bastante conectados ao feminino.

Nessa perspectiva, as homenageadas dessa edição do site da Diretoria de Mulheres são três Promotoras de Justiça - Ana Carolina Pinto Franceschi, Melissa Cachoni Rodrigues e Michelle Ribeiro Morrone Fontana - que são mães, filhas, companheiras e estão trabalhando, respectivamente, nos Centros de Apoio de Direitos Humanos, Idoso e Saúde Pública auxiliando as colegas e os colegas nesse momento tão delicado e importante para essas áreas de atuação.

Há ainda um compilado de algumas iniciativas desenvolvidas por Promotoras de Justiça de várias regiões do Estado na prevenção e no combate às consequências sociais geradas pela crise causada pelo Coronavírus (COVID-19).

Quando tudo isso passar, viveremos em outro mundo. Caberá a nós trabalhar para reconstruí-lo melhor, mais fértil, sensível corajoso, belo, em que a sociedade seja mais feminina como nos primórdios, quando as deusas eram veneradas por essas características…

Além disso, contamos com a inestimável colaboração das Promotoras de justiça Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande e Daniella Sandrini Bassi que fizeram respectivamente a indicação de livros e do filme a serem apreciados em tempos de distanciamento social.

Fica, nessa edição, nossa homenagem a todas as mulheres que, com sua força e sensibilidade, estão trabalhando para tornar esse momento menos difícil para o seu entorno.

Desejamos a todas as Mães: saúde, muito amor, afeto e solidariedade.

Com carinho,

Symara Motter

Diretora de Mulheres Associadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.